Uma das modalidades de ensino que está crescendo muito no Brasil é a educação a distância. E nada melhor do que uma aluna de EAD para falar sobre isso, no caso sou euzinha. 
 Comecei o ensino a distância por não ter tempo para fazer uma faculdade presencial (como sabem, sou concurseira). Meu interesse inicial era fazer para ter um diploma de nível superior mais rapidamente, porém não queria fazer qualquer curso ou algo que não me agradasse. Escolhi um da área ambiental: Gestão ambiental. É um curso que tem muito a ver com o que quero fazer (biologia) e que não será apenas para ter um diploma (assim espero). 
  Agora, quero explicar um pouco como funciona na minha Universidade e como é o sistema EAD, que no caso é parecido em todas as universidades. Eu estudo na Unicesumar e sinceramente a indico para ser sua escolha em um curso EAD, pois ela é muito boa, organizada, tem notas altas pelo MEC e gosto muito do sistema. 




-SISTEMA:

  •  Não é por semestre, mas sim por módulo. Cada módulo tem a duração de dois meses, cada mês você faz uma matéria. Acabando o módulo, caso não tenha conseguido a nota mínima em uma das matérias, faz a prova substitutiva.
  • Tenho uma aula ao vivo (transmitida da sede da Universidade - no meu caso de Maringá) por semana, no fim de cada aula há uma atividade de estudo no AVA (Ambiente Virtual do Aluno), que você tem até a próxima aula ao vivo para fazer (1 semaninha - 10 questões)
  • Tenho um trabalho por matéria chamado MAPA. Bem tranquilo, focado em algum ponto da matéria.
  • Há o fórum, no qual é medida sua capacidade de argumentar sobre o tema escolhido pelo professor.
  • A prova é a melhor parte, só há uma por matéria, e é uma das poucas vezes (a outra vez é para pegar os livros) que precisa se dirigir ao polo (POLO: como se fosse um pedaço da Universidade na sua cidade. Lá é onde tudo é feito).
- MATERIAIS DE ESTUDO:
  • Livro didático impresso e em PDF: Tenho disponibilizado os dois, sem precisar pagar novamente por isso, tudo incluso diretamente na mensalidade. (nem todas dão impresso)
  • Aulas conceituais: Aulas relativas ao conteúdo do livro explicadas pelo professor que o escreveu. (na minha os livros são escritos pelos professores da própria Universidade, e eu considero isso algo muito bom).
-TIPOS:
  • Bacharelado: É um curso que, creio eu, é um pouco mais puxado e complexo. Duração: 4 anos.
  • Licenciatura: É um curso focado na docência, ou seja, para quem quer ser professor. Duração: 3 anos 
  • Tecnólogo: É um curso que resume um bacharelado, é bem mais simples, é como se fosse um "geralzão" da modalidade bacharel, ele não especifica tanto os assuntos. É a modalidade que escolhi e me dei muito bem. Duração: 2 anos.
- VANTAGENS:
  1. Preço: É muito mais barato fazer um curso EAD do que um presencial, obviamente. Então caso não exista mesmo condições de um presencial, o EAD pode ser sua opção.
  2. Tempo: O tempo é você quem faz, você pode assistir às aulas e fazer seus trabalhos e atividades quando quiser, desde que, claro, no período de tempo estipulado. 
  3. Diploma: Devido ao certo preconceito existente com cursos EAD, o diploma não constará que foi feito na modalidade a distância.
  4. Prova: Tem uma prova por matéria, nada de mil testes, mil provas por matéria.
  5. Comodidade: Estudar na sua casa/trabalho onde quiser, seja de pijama, deitado, sentado, andando ou sei lá. É muito confortável. 
  6. Opções: Posso estudar pelo celular, no aplicativo da minha Universidade (nem todas têm), pelo pc, pelo tablet ou pela TV .
  7. Facilidades: Fiz minha matrícula pelo telefone. A minha faculdade tem essa vantagem, liguei, dei meus dados e paguei o boleto. Apenas fui ao polo para entregar os documentos. Não precisei de vestibular porque usei a nota do ENEM. Posso renovar os livros que pego na biblioteca (siim, tem) pelo telefone também.

 - DESVANTAGENS: 
  1. Não acho vantajoso para certas áreas como cursos da área da saúde, biológicas, alguns de exatas. Por quê? Não existe aula prática e esses cursos exigem isso para a formação do profissional. Agora, cursos de administração, humanas, entre outros, o ensino a distância vale muito a pena.
  2. Você tem que ser organizado e saber estudar sozinho (ou aprender a ser). Caso contrário, não vai conseguir. Uma característica dessa modalidade é que praticamente você estuda "sem" professor. Há um contato, mas mínimo. Na minha faculdade, no dia da aula ao vivo, você pode perguntar e tirar as dúvidas, esse é o maior contato existente, o resto é o tutor (é uma pessoa, geralmente também são professores, que ajudam nas dúvidas,  que avisam de TUDO), ou pelo tutor que intermediará a comunicação com o professor e pelo email do professor.
  Por fim, deixo minha dica. Leitores, tudo depende do seu objetivo, tempo e personalidade. Objetivo, porque caso seja igual ao meu, com um foco maior para usar o diploma em concurso de nível superior, é maravilhoso o EAD. Tempo, porque se o seu for curto, pode ter certeza que um curso nessa modalidade vale a pena. Personalidade, porque você praticamente estuda sozinho (muita organização envolvida) , para mim não foi um problema, sou acostumada e aprendi a fazer assim com o passar dos anos, entretanto se isso for um impedimento para você...ou aprende ou não escolha um curso a distância.

Dúvida? Pode perguntar!

Deixe um comentário

Comentem a vontade, porém exijo respeito nas palavras que colocam: nada de baixo calão, desrespeito aos comentários dos outros, ofensas, coisas do tipo. Caso ocorra, seu comentário será excluído, e se for conta, será denunciada. Obrigada pela atenção, comentem!