O fim do E.M é um momento de decisão na vida de cada aluno. Faculdade? Concurso? Curso técnico? E agora? Dúvidas como essas surgem imediatamente na cabeça, até quem decidiu o curso que quer na faculdade (eu) tem certas perguntas parecidas com essas. Ainda tem o fato de que se não passar no vestibular qual será o plano B para sua vida. O meu é estudar para concursos e depois tentar a faculdade novamente.
  Estou nessa reta final e me sinto um pouco pressionada, está chegando Enem, depois Pas, provas finais da escola...enfim. Não vejo a hora dessa época turbulenta passar. E que minha placa de bruxismo aguente!
  Como conheço muitas pessoas que estão nessa "saia justa", pensei em criar um post com algumas dicas, falar sobre os cursos mais comuns, as oportunidades que nos dão e tentar ajudar
  Primeiramente vou contar como escolhi o que quero fazer da vida:
Desde de criança já pensava no que queria ser da vida. Eu achava o máximo ser professora, tanto é que foi o meu primeiro pensamento sobre minha profissão. Porém, um dia a gente cresce. Me conheci melhor e descartei essa possibilidade. Passando algum tempo, lá pelos meus 11/12 anos, escolhi odontologia. Simplesmente por achar legal o que um dentista fazia, e também porque gostava de ir ao consultório. Falava para todos que me perguntavam que queria ser dentista. Fiquei nisso por uns 2 anos, já pensando na faculdade. No fim do Ensino Fundamental ocorreu uma mudança súbita no que eu queria ser da vida. Não queria mais odontologia. Percebi que passar a vida em um consultório não era para mim, uma garota aventureira, que não consegue ficar parada, que não gosta de nada mecânico, que é curiosa, adora novas descobertas e não consegue ficar na mesma, precisa sempre renovar. Meio maluca, né? mas sou eu. Abandonei odontologia. Pensei por muito tempo, até que veio certas perguntas como: Qual minha matéria preferida? Ciências. Uma simples pergunta me fez resolver o problema do meu curso. Ciências sempre foi a matéria que eu mais gostava na escola, desde da época de fazer brotar um feijão dentro do algodão, até o estudo do corpo humano. O amor que eu tenho por essa matéria demorei anos para me dar conta, e foi nela que decidi seguir. Pronto. Era ciências biológicas que escolhi. Adoro os animais, plantas, genética, etc. Além de que biologia é um curso de descobertas, que precisa sempre estar renovando o conhecimento, pesquisando. Se encaixa perfeitamente nas minhas características. Bióloga Débora, é assim que quero ser vista. Muitos pensam na questão do dinheiro, do mercado de trabalho. Claro, está certo. Eu poderia muito bem ter ficado com odontologia, tem um retorno financeiro bom e emprego. Mas sinceramente? Não ia aguentar dois anos nisso. Não adianta querer fazer algo que você não gosta só para ganhar bem. Por isso temos tantos profissionais ruins no mercado de trabalho. Pessoas que te atendem mal, simplesmente por não estarem satisfeitos ou felizes com o que escolheu para sua vida. Pensem muito antes de decidir qualquer curso. Coloque você em primeiro lugar, não o dinheiro, algo material. Sei que muitos criticam por achar biologia um curso que não dá dinheiro, que só serve para ser professor. Para mim isso tem nome: falta de informação. Tem inúmeras áreas para escolher, mais de onze. Ainda o fato de que pode trabalhar com perícias criminais ou em laboratórios. Viu como pesquisar é outro fator importante? O que eu aprendi é que você faz o seu dinheiro. Estude e corra atrás. Tenha certeza que oportunidades vão ter.
  Para início de conversa, a introdução sobre como escolhi está ótima para iniciarmos um breve resumo sobre cada profissão. Selecionei as mais comuns, as mais concorridas: Medicina, Nutrição, Odontologia, Engenharia, Estatística, Administração e Direito. Adoraria escrever sobre todos, porém não é possível, exige tempo e muita pesquisa. Farei um post sobre cada um, em cada dia da semana. Vou pegar depoimentos de pessoas que cursam para dar uma opinião mais pessoal, colocarei vídeos. Quem sabe não rola uma conexão entre você e a profissão? 

P.S: Não esqueçam de responder a enquete >>>>>>>>>>>>
.

4 Comentários

  1. Nossa Gosteeii Muiito da Dica Biologa Débora rsrs Eu Tô na mesma cituação que Você Mulher eu me inscrevi pr Vestibular de Ciencias Biologicas pq eu tbm amo os animaiis e as plantas e parece ser bastante legal fazer biologiia mais minha prima fez e se arrependeu pq depois ela viu ki preferiia nutrição ela nn gosta de dar aulas e tipo assim Eu não quero ser professora meu negocio é com viajens adoro dançar me aventurar adoro desafios por isso vou fazer a facul mais tipo tou meiia aliais super insegura pelo motivo de não querer ser professora e aki na minha cidade não tem outras opçãos de curços é so pra professor mesmo e meu pai não me deiixa ir embora pra ir trabalhar e fazer algum curço fora aii eu quero pra não fikar parada e pra ter a esperienciia , será se vale a pena fazer mesmo q não continue seguindo a profissão de professora como vc disse tem outras coisas a se fazer como ser biologa em laboratoriios mais so se depois eu ir embora daki pq aki nn tem laboratorios essas coisas .... me ajuda tô super na duvida

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Que bom saber que você quer biologia >< E me desculpe a demora para responder. Por tudo que conheço de biologia sei que as áreas são inúmeras, porém está certa em pensar no que poderá fazer na sua cidade. E descubra o que se encaixa para você, mais na prática do que na teoria. Visite faculdades, conheça o curso e perceba se encaixa no seu perfil. Pelo que você me citou acho que biologia é uma área que irá te agradar. Existe não só as áreas de pós-graduação, mas também concursos destinados. Posso citar o de analista ambiental, faz perícias, você não fica parada e recebe um salário muito bom. É uma alternativa que há ampla concorrência por ser concurso, entretanto vale a pena. Pesquise o que há na sua cidade e veja se vai te satisfazer no futuro. Pois ruim será fazer algo só por dinheiro ou não gostar do que faz e se tornar um mal profissional. Realmente a carreira de professor não é valorizada como deveria, um dia nosso país vai mudar e reconhecer. Além de que precisa de prazer para ensinar e vocação. E pense que você pode ir muito além, só precisa de foco, estudo e dedicação, você consegue tudo com isso.

      Excluir
    2. Humrum Obriigada linda , eu já me decidi ireii começar essa semana "Ciencias Biologicas" tô mt empolgada espero que eu me de bem vou focar bastante nos estudos é como vc flw não adianta fazer uma coisa que nn gosta soo por causa do salario , então vou fazer p\ biologia depois Faço uma poôs e Tudo se ajeita :)

      Excluir
    3. A área da biologia é ótima. Você pode prestar concurso e ser analista, ganhar um salário bom para sua vida, ou até mesmo outras coisas. Eu tenho o sonho de ser pesquisadora, sabe, mas não vou poder viver apenas disso, pois com a remuneração não terei como viver uma vida tranquila financeiramente. Como é isso que pretendo eu peso o salário (não faço dele o mais importante, serei pesquisadora), pois um dia terei uma família. Essa área de pesquisa é bem desvalorizada aqui no Brasil, entretanto há outras que você pode seguir. O salário deve pesar sim, só não fazer dele o primordial em sua vida. Deve haver equilíbrio entre o gostar e sua sobrevivência financeira. É como eu disse, você pode ir muito além e conseguir tudo o que quiser. Sempre. Estudar é o caminho. Eu estou estudando para concurso, pois quero fazer minha faculdade tranquila, com emprego já. E parabéns pela escolha ^^ espero ter ajudado

      Excluir

Comentem a vontade, porém exijo respeito nas palavras que colocam: nada de baixo calão, desrespeito aos comentários dos outros, ofensas, coisas do tipo. Caso ocorra, seu comentário será excluído, e se for conta, será denunciada. Obrigada pela atenção, comentem!